Mensagem do 1.º Domingo depois do Natal (Podcast 29/12/2019)

O Evangelho deste domingo, tirado do livro do evangelista Mateus (Mt 2.13-23), nos traz dois aspectos que ressaltam o significado da vinda de Jesus ao mundo. O primeiro deles, é o fato de Jesus, o Verbo encarnado, ter vindo ao mundo como ser humano e necessitar da solidariedade humana, presente no ambiente familiar. O segundo, é a reação da pessoa egoísta que busca destruir tudo o que ameace a perda do seu poder. Em ambos os aspectos mencionados, temos diante de nós a reação do indivíduo diante da fragilidade humana.

- Clique no "Play" para ouvir agora o "Podcast".

Não há dúvidas que, quando um ser humano nasce, necessita do cuidado do outro para garantir a sua sobrevivência. A família é a expressão do outro nesse processo de cuidado. Portanto, sabemos da importância que a família tem para alimentação do recém-nascido, sua higienização e segurança. Esse é um aspecto de suma importância para a manutenção da vida. Assim, é da natureza humana a preservação da integridade física do outro.

No texto de Mateus, também encontramos o tirano Herodes, que é capaz de matar inocentes desprotegidos, para sustentar o seu plano de poder. Indivíduos gananciosos são capazes até de matar pessoas inocentes, para alcançar os seus objetivos egoístas.  Procuram exaltar sua força diante dos mais fracos. O assassinato de pessoas indefesas não soa como algo natural, além de ser uma covardia. Percebemos, ainda, na figura do tirano Herodes, o inverso do que a natureza propõe para a raça humana, que é o trabalho para a preservação da vida.

Se entendemos Deus, como Sumo Bem, somos obrigados a combater qualquer forma de atentado à vida. O texto nos propõe uma comparação entre a atitude da família de Nazaré, que acolhe o Deus Menino, e a atitude do tirano Herodes, que não mede esforços para exterminar aquilo que é mais frágil na comunidade humana: os bebês.. Podemos deduzir dessa comparação, que o egoísmo é o oposto da solidariedade.

Deus não é covarde, como muitos tiranos. Ele se despoja de todo o seu poder para ser humano como nós.  A importância de Deus ter se encarnado está no fato de se submeter às nossas fraquezas e se deixar ser ajudado. Dessa forma Ele mostra o valor das relações humanas e da solidariedade, da compaixão e do cuidado com o outro. Ao mesmo tempo assinala que não é correta a tirania e a opressão, pois isso significa subverter a vontade do Criador. E a vontade de Deus é que tenhamos vida plena e trabalhemos para que todos tenham vida também e, assim, que caminhemos nos ajudando mutuamente.

Oremos.

Deus amado, que derramaste sobre nós a nova luz do teu Verbo feito carne; concede que essa mesma luz, acesa em nossos corações, brilhe em nossas vidas; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém..

Voz: Sérgio Augusto Santos da Silva
Reverendo