fbpx
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • +55 (91) 3241-9720

Bispas/os anglicanos e bispos católicos se reunirão em Roma e em Canterbury para a cúpula ecumênica "Growing Together"

Aviso à imprensa

Bispas/os anglicanos e bispos católicos se reunirão em Roma e em Canterbury para a cúpula ecumênica "Growing Together" (Crescendo juntos) - durante a Semana de Oração pela Unidade Cristã (22-29 de janeiro), que está ocorrendo no norte do mundo.
___________________________________________

O Papa Francisco e o Arcebispo de Cantuária vão comissionar bispos para missão e testemunho conjuntos (25 de janeiro).

Reunidos durante a Semana de Oração pela Unidade Cristã, bispas e bispos de tradição anglicana e bispos de tradição católica romana se reunirão para o 'Growing Together' (Crescendo juntos), uma cúpula de uma semana para discussão ecumênica e peregrinação em Roma e Cantuária entre 22 e 29 de janeiro de 2024.

Os bispos participarão do evento em duplas - anglicanos e católicos - representando países de todo o mundo. Mais de 50 bispos de 27 países estão participando.

Os bispos estarão orando, refletindo e aprendendo uns com os outros, visitando locais sagrados tanto em Roma quanto em Cantuária. O objetivo é discutir maneiras de crescer juntos no testemunho e na missão no mundo.

No dia 25 de janeiro, próximo ao túmulo do Apóstolo Paulo, o Papa Francisco e o Arcebispo de Cantuária farão uma benção de envio para a missão dos bispos, enviando-os em pares, para testemunhar a unidade cristã. Será um momento significativo e simbólico para os laços anglicano-católicos e para o avanço do diálogo ecumênico.

A Cúpula é organizada pela IARCCUM, a Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana para Unidade e Missão. A IARCCUM é uma comissão oficial da Comunhão Anglicana e da Igreja Católica Romana, estabelecida para o diálogo ecumênico entre as duas tradições.

Além das discussões diárias, os bispos visitarão os seguintes lugares:
Datas completas da viagem: 22-29 de janeiro de 2024.

Programa em Roma (22-26 de janeiro)
23 de janeiro
• Visita à Basílica de São Pedro e celebração anglicana da Eucaristia com coral.
25 de janeiro:
• Visita dos Bispos à Igreja de San Bartolomeu, onde o Arcebispo de Cantuária presidirá e pregará uma Eucaristia anglicana com coral.
• Envio dos Bispos pelo Arcebispo de Cantuária e pelo Papa Francisco no túmulo do Apóstolo Paulo (Basílica de São Paulo Fora dos Muros)
26 de janeiro
• Visita à Igreja de São Gregório, o Celta, de onde o primeiro Arcebispo de Cantuária foi enviado à Inglaterra pelo Papa Gregório, o Grande, em 597.
Programa em Canterbury (26-29 de janeiro)
28 de janeiro:
• Os bispos participarão da Eucaristia com coral na Catedral de Cantuária, onde o bispo católico de Hong Kong, Cardeal Stephen Chow, pregará. Discussões sobre uma declaração conjunta sobre o trabalho futuro da IARCCUM / diálogo contínuo.

Comunicações
O Escritório da Comunhão Anglicana compartilhará uma série de novos comunicados, comentários nas mídias sociais, fotos e clipes de filmes curtos durante a semana. Os canais utilizados incluirão:

Anúncios principais
Site do Escritório da Comunhão Anglicana:
https://www.anglicancommunion.org/communications/press-and-media.aspx

FB: https://www.facebook.com/TheAnglicanCommunion

Twitter: https://twitter.com/AnglicanWorld

Serviço de Notícias da Comunhão Anglicana: https://www.anglicannews.org/
Twitter: https://twitter.com/AnglicanNews

Algumas notícias e histórias também serão compartilhadas em:
Site do IARCCUM: https://iarccum.org/

O Arcebispo de Canterbury / Lambeth Palace https://www.archbishopofcanterbury.org/

FB: https://www.facebook.com/ArchbishopofCanterbury

Twitter: https://twitter.com/JustinWelby

Informações para a mídia
Janet Miles - Oficial de Comunicações da Cúpula Crescendo Juntos

Escritório da Comunhão Anglicana
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
+44 (0) 7595 205 540


- Baixe o artigo em PDF, clicando aqui.

#dioceseamazonia #daa
#comunhãoanglicana #convocation
#presencaanglicana #ieaboficial
#IgrejaEpiscopalAnglicanadoBrasil #anglicanchurch #anglicanism
#amazonia

35º Sínodo da IEAB - 11 a 14/11 | Belém-Pa

35º Sínodo da IEAB - 11 a 14/11 | Belém-Pa

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) realiza em Belém-PA, nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2022, o seu 35.º Sínodo Geral. O evento acontece no Hotel Princesa Louçã, na Av. Presidente Vargas, 882, localizado no bairro da Campina.

Momento alto do evento será a eleição do novo Bispo Primaz ou da Bispa Primaz que, neste caso, será a primeira mulher a assumir esse cargo na Igreja Anglicana do Brasil. A posse na Primazia será no domingo, 13/11, às 20h.

O Sínodo é a reunião regular da igreja que visa a organização institucional e o fortalecimento da comunhão das Dioceses que compõem a IEAB. As Dioceses são circunscrições territoriais da IEAB dentro do solo brasileiro.

Participarão do Sínodo representantes da Comunhão Anglicana de outros países, como o Bispo Primaz da Igreja Episcopal da Escócia, o Reverendíssimo Mark Strange, e da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, a Revda. Glenda McQueen.

Evento: 35.º Sínodo Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Data: 11 a 14 de novembro de 2022

Abertura: Dia 11/11 às 19h30 na Catedral de Santa Maria (Av. Serzedelo Corrêa, 514).

Você é convidado(a) a participar desta Celebração. 🙏 Teremos transmissão online pelos canais da IEAB:
▶️ www.youtube.com/ieabtv
▶️ www.facebook.com/ieabrasil

Posse da Primazia: 13/11 às 20h na Catedral de Santa Maria (Av. Serzedelo Corrêa, 514)

Local das reuniões: Hotel Princesa Louçã, na Av. Presidente Vargas, 882

📌 Mais informações:
Joseane Paula da Silva, Secretária da Diocese Anglicana da Amazônia
(91) 3241-9720
Endereço: Av. Serzedelo Corrêa, 514 - Batista Campos, Belém - PA, 66033-265

Nossos canais:
Instagram: dioceseamazonia
Facebook: dioceseamazonia
Youtube: dioceseamazonia

Créditos:
Texto: @dioceseamazonia (release)
Música: @alan.marapanim (Alan Chaves - Louvor Amazônico)
Fotos: Divulgação.

Mensagem de Natal da Câmara Episcopal

O Natal é a festa do amor de Deus encarnado, o Deus-Emanuel, Deus conosco, que se fez humano e habitou entre nós e em nós. Celebrar o Natal é celebrar o Deus Emanuel, Deus conosco. É celebrar o Deus de Amor que se fez humanidade.

E o Amor de Deus não pode ser reduzido a belas liturgias e muito menos a conceitos bem elaborados. O Amor de Deus é para ser experimentado, vivido, compartilhado. O Amor de Deus torna-se visível na vida digna e abundante.

Neste Natal Deus nos convida, de novo, seu convite é reiterado continuamente, a experimentarmos e vivenciarmos a força do amor, que transforma e liberta. Que destrói muros e constrói pontes, que renuncia a violência e chama a todas à paz, à fraternidade, à solidariedade e à prática da justiça.

Há muitas situações nas famílias, na sociedade, em nosso país e no mundo que necessitam da força transformadora do Amor.

Se reconhecemos que Jesus criança é o amor de Deus presente no meio de nós e em nós, estaremos comprometidos(as) com esse amor, pois há dois mandamentos fundamentais: amar a Deus acima de tudo e as demais pessoas como amamos a nós. Deus é amor…amemo-nos mutuamente. Deus amou o mundo por isso enviou Jesus.

Nesse Natal, convidamos a voltar nosso olhar a quem tem fome – Jesus inaugurou o Reino de Deus que produz paz como fruto da justiça. A fome afronta a justiça e a dignidade da vida humana. O Amor fica indignado diante dessa situação e é a força motora para nosso testemunho profético e ação solidária. Celebrar o Natal nos impele a partilha do alimento para minimizar o impacto da fome das mais de 19 milhões de pessoas, nossas irmãs. Nos impele à denúncia profética de que a fome é uma afronta a Deus e às suas criaturas.

Nesse Natal, convidamos a voltar nosso olhar às mulheres. A figura de Maria, mãe de Jesus, comove e leva muitas pessoas às lágrimas. Contudo, ela aponta para a realidade das adolescentes grávidas, rejeitadas e excluídas, julgadas e desamparadas. Maria aponta para a situação e realidade da mulher em nossa sociedade hoje, que sofre todo tipo de violência, que é morta por razões fúteis e por inconformidade machista, que não aceita a mulher como pessoa humana livre, autônoma, que pode auto determinar-se. O Amor de Deus que habita em nós, atua para a inconformidade diante dessa realidade e nos impele a participar do processo de transformação, para o respeito, a acolhida, cuidado e superação do machismo.

Nesse Natal, convidamos a voltar nosso olhar às crianças que, juntamente com as mulheres, são as que mais sofrem com a fome e todo tipo de violência. “quem quiser entrar no Reino de Deus, seja como uma criança” é a palavra de Jesus para nós. De pastores a Reis Magos todos foram ver, admirar e adorar a criança recém-nascida. Olhar para a Manjedoura, recordar Jesus criança nos compromete diretamente com as crianças do presente.

Nesse Natal, convidamos para voltar nosso olhar para os/as imigrantes. Maria, José e Jesus precisaram emigrar para o Egito, para fugir da fúria e violência do representante do Estado. Jesus se identificou e se identifica com os/as milhões de imigrantes e migrantes de nosso mundo. Todos os países e sociedades têm sido construídos com uma multiplicidade de etnias, contudo, não poucas vezes, com violência, opressão, escravidão. Nessa peregrinação em fuga de guerras, violência e fome os/as imigrantes carregam a esperança de um lugar melhor para viverem, mas, em muitos lugares, encontram rejeição, humilhação ou confinamento em campos de refugiados(as). O Amor de Deus nos constrange a acolhermos a todas as pessoas, especialmente as mais fragilizadas e vulneráveis.

Nesse Natal, convidamos para voltar nosso olhar às pessoas LGBTQIA+ que sofrem a irracional violência do país que mais mata pessoas por causa da sua sexualidade.

Convidamos também a olharmos aos povos indígenas e quilombolas, desrespeitados em sua cultura e seu habitat. A também olharmos as pessoas negras e pobres, vítimas do racismo estrutural, exclusão e violência social e econômica.

Nesse Natal, somos convidadas a renovarmos nosso compromisso com a criação de Deus. O caminho da destruição ambiental leva a morte. O convite de Jesus é para que tenhamos vida, e vida abundante.

O amor de Deus nos anima a erguer nossa voz para denúncia e anúncio, proclamando que “Nasceu para nós um Salvador”. O Reino de Deus foi inaugurado. Um novo mundo é possível.

A celebração da festa de Natal só terá sentido se experimentarmos e vivenciarmos esse amor. E isso precisa, necessariamente ser transformado em gesto, em ação concreta. Pois, em verdade, o Amor solidário e fraterno não se proclama, se vive.

“Pai materno, que nos deste teu unigênito Filho para que tomasse sobre si a nossa natureza, e nascesse, neste tempo, de uma Virgem pura; concede que nós, feitos teus filhos e filhas por adoção e graça, tenhamos de dia em dia a renovação do teu Santo Espírito; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.” (Coleta Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, LOC pág 423)

Câmara Episcopal

Bispo Naudal Alves Gomes, Primaz
Bispo Maurício Andrade, Diocese Anglicana de Brasília
Bispo Francisco de Assis da Silva, Diocese Sul- Ocidental
Bispo Humberto Maiztegui, Diocese Meridional
Bispo João Câncio Peixoto, Diocese Anglicana de Recife
Bispo Eduardo Coelho Grillo, Diocese Anglicana do Rio de Janeiro
Bispa Marinez Rosa dos Santos Bassotto, Diocese Anglicana da Amazônia
Bispa Meriglei Borges Silva Simim, Diocese Anglicana de Pelotas
Bispo Francisco Cézar Fernandes Alves, Diocese Anglicana de São Paulo
Bispa Magda Guedes Pereira, Diocese Anglicana do Paraná
Bispo Clóvis Erly Rodrigues, Emérito
Bispo Almir dos Santos, Emérito
Bispo Celso Franco, Emérito
Bispo Jubal Pereira Neves, Emérito
Bispo Filadelfo de Oliveira, Emérito
Bispo Renato Raazt, Emérito
Bispo Flávio Borges Irala, Emérito

Convite para Cerimônia de Ordenação e Sagração Episcopal da Revda. Magda Guedes

Ordenacao Bispa Magda 02

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) está em festa. Isso porque, no dia 17 de outubro, a Diocese Anglicana do Paraná realizará a sagração de sua bispa coadjutora, a reverenda Magda Guedes Pereira.

Na prática, a coadjutora auxiliará o atual bispo diocesano, Naudal Alves Gomes, na Diocese até dezembro, que é quando este se tornará bispo emérito. A partir daí, ela assume oficialmente como bispa diocesana em todo o estado.

Magda Guedes Pereira foi eleita em abril deste ano, durante um Concílio (assembleia diocesana). Com isso, tornou-se a terceira mulher sagrada ao episcopado da Igreja.

As bispas e bispos das nove dioceses da IEAB estarão presentes. Contamos com as orações por Magda e por nossa igreja.

Serviço:
A sagração ocorrerá na Catedral Anglicana de São Tiago, em Curitiba, na Avenida Sete de Setembro, 3927, centro, a partir das 10h00.

A cerimônia, por seguir todos os protocolos de prevenção e cuidados para o COVID-19, será restrita a um número limitado de pessoas com funções litúrgicas e familiares da bispa.

A imprensa que desejar estar presente ou obter mais informações, pode entrar em contato com Nilo Silva, pelo (47) 99187-8919, ou reverendo Gregório Leal, (41) 98426-2397.

A celebração será transmitida pelo canal no YouTube da Igreja:

youtube.com/ieabtv

 

 

109 anos de nossa Catedral Anglicana Santa Maria

CARD 109 ANOS

Rendemos graças a Deus pelos 109 anos de nossa Catedral Anglicana Santa Maria, neste dia 02/09/2021.

São 109 anos de história construídas pela presença anglicana na Amazônia.

Parabéns Igreja e a todas as pessoas de longa caminhada, as que começaram recente e aos frutos dessa abençoada história. E para comemorar esta data, convidamos você e sua família para participarem no domingo (05/09), às 09h, da Celebração Presencial de Ação de Graças pelo Aniversário de 109 anos de nossa Catedral e Aniversário da presença Anglicana na Amazônia.


Teremos, também, transmissão online pelas redes sociais:
www.youtube.com/dioceseamazonia

www.facebook.com/dioceseamazonia

www.facebook.com/CatedralAglicanaDeSantaMaria

- Logo após a Celebração haverá o Festival do Açaí com a venda de lindos Kits Comemorativos!

PIX 25 CATADRAL PIX 35 CATADRAL PIX 55 CATADRAL

Reserve já o seu Kit através da Secretaria da Catedral, com nossa irmã Joseane.

Os pagamentos podem ser feito por meio de transferência via PIX. Arraste para o lado, escolha seu Kit e escaneie o QRCode ou pelos dados de transferência abaixo:

Catedral Anglicana de Santa Maria
Bradesco: Cc/010624-0 | Ag.1418-4
PIX (cnpj): 05086053000190

🔰 Agende essa data para Celebramos em Comunhão e ajude-nos a seguir fazendo Missão neste chão!

Culto de Natal Diocesano Online - 20/12/2020

CELEB NATAL DIOCESANO V2

🗓 Domingo, 20 de dezembro de 2020
🕘 09:00h (Horário de Brasília)
 
- Participe com sua família e amigos da Celebração do Natal Diocesano com Cerimônia de Acendimento da 4ª vela da Caroa do Advento e Bênção das Árvores de Natal.🙏
Transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese Anglicana da Amazônia:
 
Aproveite e inscreva-se no canal do Youtube, marcando o sininho 🔔 para receber as notificações automáticas das transmissões online.🙏