Mensagem do 3º Domingo após a Epifania (Podcast 26/01/2020)

Evangelho: Mt 4, 12-23.

Estamos celebrando o 3° Domingo Após a Epifania e podemos dizer sem medo que o Senhor continua a se manifestar para nós, seu povo. Ele quer continuar surpreendendo a gente.

- Clique no "Play" para ouvir agora o "Podcast".

O Santo Evangelho deste domingo, de forma muito sútil e ao mesmo tempo profundamente explícita, apresenta Jesus como a luz que brilhou para o povo que vivia nas trevas. De fato Ele é a luz de Deus. Ele, hoje, quer brilhar em meio às nossas trevas porque quer fazer novas todas as coisas.

Jesus, a Luz do Pai, é também o clarão que anuncia o raiar de um novo tempo, a chegada do Reino de Deus. O Apóstolo Paulo nos lembra que "o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e  alegria no Espírito Santo." Rm 14,17.

Outro elemento muito importante neste texto é a VOCAÇÃO; o olhar de Jesus que vê em pessoas simples como Pedro e André, como eu e você, a possibilidade de um segmento autêntico que garanta o anúncio afetivo e efetivo do Reino, e convida. Ele, o Senhor que chama, quer fazer de nós pescadores e pescadoras de pessoas. Também os filhos de Zebedeu, simples pescadores, aderiram à proposta de Jesus. "Deixaram imediatamente o barco e as redes e seguiram Jesus."

Por último, o Evangelho nos ensina que seguir Jesus, percorrer com Ele o Caminho, supõe SERVIÇO, ou seja, anunciar o Reino de Deus e curar as enfermidades e moléstias do povo. Mas é preciso lembrar que o Ministério de Jesus de curar ia sempre além dos males físicos. Significava também que as pessoas tocadas por Ele eram incluidas novamente na comunidade e recebiam novamente dignidade.

Minhas irmãs e meus irmãos, peçamos ao Senhor a graça de sermos novos Cristos no mundo, de sermos luzes em meio às trevas e bons  anunciadores e anunciadoras do Seu Reino. Graça e paz a todos nós!

Reflexão: Daniel Lima - Comunidade Anglicana de Manaus.

...

[+] Acompanhem os eventos, novidades e os destaques da DAA, pelo site e suas redes sociais:

✅ www.dioceseamazonia.org.br
✅ facebook.com/dioceseamazonia