Mensagem Episcopal de Natal - Bispa Marinez Bassotto - 24/12/2019

Diz a Palavra do Senhor:

“No princípio era o Verbo. Ele estava com Deus e era Deus. Nele estava a vida e a vida era a luz da humanidade. A luz brilha nas trevas e as trevas não conseguiram apagá-la. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. E vimos a sua glória, glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (Jo 1:5.14)

- Clique no "Play" para ouvir agora o "Podcast".

Estamos novamente às portas do Natal. A época de Advento e Natal é um tempo de experimentar na vida da igreja, e em nossas vidas pessoais e familiares, a expectativa e a alegria que nos chegam através de um Nascimento. Neste tempo nosso mundo engravida-se de Deus e fica repleto de esperança.

A cada ano ao fazermos memória do nascimento temporal de nosso Salvador, ao relembrarmos os eventos ocorridos naquela noite em Belém, tomamos novamente a consciência de que a humanidade foi tocada e experimentada por Deus de uma maneira extraordinária. Porque na escura e fria a noite de Belém, numa manjedoura, entre pessoas pobres e excluídas, na periferia do mundo, e em meio a ovelhas e bois, nasceu a Luz.

O primeiro Natal marcou a vida da humanidade. A luz de Deus veio ao mundo, veio para iluminar o que as trevas ocultam. Veio para trazer claridade à vida humana, veio para transformar tudo e todas as pessoas. E a cada ano somos convidados(as) novamente a deixar-nos iluminar por essa luz.

Mas é fato também que a cada ano a humanidade torna-se mais insensível a luz de Cristo. Neste nosso tempo, em que caminhamos entre desamor e violências, preconceitos e intolerâncias, ganâncias e mortes, nós somos novamente convidados(as) como cristão e cristãs a redescobrir a potente mensagem que nos é alcançada no nascimento de Jesus. Nós cristãos e cristãs somos convocados(as) a olhar o mundo, a partir da perspectiva da manjedoura, a iluminar o mundo com esperança, alegria e fé.

Se queremos realmente que algo diferente aconteça, precisamos permitir que a luz de Cristo habite em nós e reflita se em nossas palavras e em nossas ações precisamos ser luz na vida do mundo.
Que neste Natal e em todos os dias proclamemos a luz de Cristo. Transformemo-nos em luz. Iluminados(as) por Cristo, façamos de nossas vidas um dom sem reservas. Busquemos os sinais de Deus ao nosso redor e deixemos que Ele aja em nós e através de nós.

Oremos para que todos e todas possam ser iluminados(as) pela luz de Cristo. Envoltos(as) pela sua paz. Feliz e iluminado Natal a todos(as) vocês.

Voz: + Marinez Rosa dos Santos Bassoto
Bispa Diocesana
Diocese Anglicana da Amazônia

...