História

Tudo começou com a compra pelo Governo Inglês de uma área onde funcionaria o cemitério para a comunidade britânica. Era o ano de 1815 e o bairro chama-se ainda Freguesia da Trindade.

Quase um século depois, chega a Belém o Reverendo Arthur Milles Moss com o sonho de construir um templo anglicano na cidade. A construção do templo foi iniciada no dia 16 de agosto de 1912, dia da Bem Aventurada Virgem Maria, e inaugurada em 30 de novembro do mesmo ano. Do cemitério restam lápides e obeliscos que guardam uma parte da memória dos britânicos na região amazônica e também um pouco da história de fé dos quase cem anos da primeira igreja anglicana no Pará. Com a criação da Diocese Anglicana da Amazônia em 2006, a Paróquia passa a ser Catedral, conduzindo a vida das comunidades na região.

Atividades e Ministérios

Atualmente a Catedral de Santa Maria continua com o seu papel irradiador do anglicanismo para toda a região, sempre presente e apoiando as atividades das novas comunidades através do seu Deão (Cláudio Corrêa de Miranda) e de lideranças leigas. Nossas celebrações acontecem aos Domingos às 9h00, todo segundo domingo, às 8h30, realizamos o Café da Manhã comunitário. Existem na comunidade ministérios que realizam diversas atividades: a UMEAB (União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil), Encontro de Mulheres, a Diaconia (Ação Social), Grupo de Louvor, Grupo de Acólitos, Encontro de Jovens com Cristo e o Curso Alpha e Firmados na Fé.

A Catedral de Santa Maria oferece os serviços religiosos de Celebração de Ação de Graças, Batismo, Confirmação (Crisma), Casamento, unção dos enfermos. Contando com um templo climatizado e salão de recepção.

Ministro: Deão Cláudio Corrêa de Miranda

Av. Serzedelo Corrêa, 514 – Batista Campos