• Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • +55 (91) 3241-9720

O novo Livro de Oração Comum

O novo Livro de Oração Comum já chegou na nossa Diocese...

LOC: EM NOSSAS MÃOS O INSTRUMENTO DE NOSSAS ORAÇÕES
Nossa Igreja no Brasil publicou recentemente o Novo Livro de Oração Comum, carinhosamente chamado de LOC. Fruto de longos anos, trabalhado por muitas mãos de irmãs e irmãos de várias partes do Brasil, ele hoje é um instrumento a ser utilizado por toda a Igreja das Dioceses Anglicanas do Brasil.

O Novo LOC é denso – com 1.181 páginas –, porém rico na sua estrutura – oferecendo belíssimas orações de nossa tradição com linguagem amplamente atualizada. As orações e os ritos são de linguagem simples e inclusiva, fortalecendo nossa maneira de orar, enriquecendo nossa intimidade com o Senhor e nos proporcionando, mais ainda, experiências litúrgicas de nossa tradição religiosa, pois se trata de “uma herança das pessoas pioneiras da nossa fé (...), do valor das formas e dos ritos contidos neste livro, os quais apontam para a identidade da nossa fé e para o fortalecimento da nossa espiritualidade”. (Prefácio 2015, LOC p. 19).

O novo prefácio do LOC destaca que esta “nova edição do Livro de Oração vem resgatar e fortalecer a dimensão da devoção para o nosso dia a dia a partir dos Ofícios Diários da Palavra, destacadamente, nas Orações Diárias para uso Individual ou em Família”. É um Livro completo que nos faz estar com Deus e também com a vida dos irmãos.

Nossa identidade se explicita quando temos um jeito diferente de orar. E é justamente aí que está a finalidade do LOC como instrumento litúrgico: aberto e atento aos sinais do Reino. Ele nos identifica e nos direciona para a experiência teológica que nossa tradição nos deixou como herança e como tal não é fechado em si mesmo, mas amplia nossa visão ecumênica e aberta às diferentes expressões do cristianismo primitivo. O Livro anterior já sinalizava para este fim e o novo completou a finalidade de nossa vida de oração: simples, inclusiva e inculturada, não deixando à margem as tradições e o modo de ser anglicano.

O Novo LOC é um presente oferecido aos 125 anos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e dos 30 anos de Ordenação Feminina da IEAB. Esta evolução sem dúvidas é fruto de nossas orações, muitas delas tiradas e vivenciadas pelo nosso Livro de Oração Comum. Ele nos impulsiona ao Novo e à missão que Cristo nos confiou. Em nossas mãos temos este instrumento de oração riquíssimo! Se bem usado nos tornaremos mais de Jesus Cristo e consequentemente, por causa do Evangelho, mais servos do Reino!

Rev. Deão Cláudio Corrêa de Miranda
Catedral Anglicana de Santa Maria

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar