Reflexão do Evangelho do 5.º Domingo da Quaresma (PodCast 29.03.2020)

5º Domingo da Quaresma.

Que ideia você tem das feições de Jesus? Uma pessoa séria, com o cenho franzido? Um olhar severo e preocupado?  No episódio da ressurreição de Lázaro, a Palavra de Deus nos dá pistas do humor de Jesus e da mensagem que Ele transmitia aos seus seguidores por meio do seu semblante..

- Clique no "Play" para ouvir agora o "Podcast".

Não encontramos com frequência passagens na Bíblia em que Jesus se encontra sorrindo. Encontramos bem mais trechos em que Ele chora, como quando Ele lamenta a situação espiritual dos habitantes de Jerusalém em Lucas 19.41-42; nos momentos antes da sua prisão, no Horto das Oliveiras, em Lucas 22.42-44, quando chora sangue; e no episódio da ressurreição de Lázaro. Esse é o trecho do Evangelho deste 5.º Domingo da Quaresma, escrito em Jo 11.1-45.

Para mim, Jesus não era uma pessoa de cara fechada e severa. Pelo contrário, a interpretação da Palavra me leva a crer que Cristo estava sempre sorrindo. Lembre o que Ele disse quando perguntado acerca do jejum, “Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles?” (Mt 9.15). Sem falar da alegria imensa que sentiu quando os seus discípulos retornaram da missão em  Lc 10.21, diz a Palavra “naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: ‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos’”. Imagine Jesus dizendo “vinde a mim as criancinhas” com uma cara séria ou carrancudo! É impensável uma pessoa acolher crianças em seus braços sem um sorriso no rosto. Não é verdade?

Jesus chorou sim. Essa expressão humana de Jesus serve para destacar a sua alegria. Não chorou pela morte de Lázaro, mas contagiado pelo luto dos seus amigos.

Como diz a Palavra, depois do choro vem a alegria. Nas palavras do Salmo 30.5 “o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” No mesmo salmo, no versículo 3, é dito: “Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.” Veja que, através da ressurreição de Lázaro, Jesus está cumprindo uma profecia. As discípulas de Jesus choraram, apelaram a Ele e, por meio dele, Lázaro levantou dos mortos e sobreveio a alegria!  Esse é um testemunho da divindade de Jesus.

Mas não tente a Deus, pedindo milagres extravagantes e egoístas! Nem se ache melhor do que os outros, por estar na bênção. Os habitantes de Jerusalém pensavam assim também e entristeceram a Cristo. Antes, tenha compaixão e sirva aos outros como fez Jesus.  Assim, a alegria vai transbordar em meio à tristeza e ao desespero. E a vida vai imperar sobre a morte.

Oremos.

Deus de graça e perdão, tu somente podes colocar em ordem a vontade e as afeições desordenadas de quem peca. Concede ao teu povo a graça de amar o que ordenas e desejar o que prometes; para que, entre as inconstâncias do mundo, permaneçam nossos corações firmados lá onde se acha a verdadeira alegria, por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. (Livro de Oração Comum, p. 432).

Narração: Revdo. Sérgio Silva
--

[+] Acompanhem os eventos, novidades e os destaques da DAA, pelo site e suas redes sociais:

✅ www.dioceseamazonia.org.br
✅ facebook.com/dioceseamazonia