Visita do Bispo Primaz da Igreja Anglicana do Canadá e do Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil a Belém do Pará.

Estará visitando nossa capital entre os dias 20 e 23 de novembro o Bispo Primaz da Igreja Anglicana do Canadá, Revmo. Fredrick James Hiltz. Bispo Fred Hiltz participará de eventos da Diocese Anglicana da Amazônia – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - e também de encontros ecumênicos e inter-religiosos.

O Primaz do Canadá será acompanhado pelo Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Revmo. Francisco de Assis Silva. Essa visita é um sinal da amizade que os anglicanos brasileiros mantêm há muitos anos com a Igreja Anglicana do Canadá.

Fred Hiltz tem 62 anos, formado em Biologia e com Mestrado em Teologia, foi eleito 13º bispo Primaz da Igreja Anglicana do Canadá em 2007. Como Primaz, Fred tem papel de liderar pastoralmente a Igreja do Canadá no discernimento da missão de Deus e representá-la oficialmente em seu país e em outras partes do mundo.

Outro motivo da visita é que a Diocese Anglicana da Amazônia mantém um relacionamento de companheirismo com a Diocese Anglicana de Huron, no Canadá. Neste ano sete pessoas do Canadá estiveram visitando a nossa região. O Bispo da Diocese da Amazônia, Saulo Barros, disse que esse relacionamento tem sido muito enriquecedor para ambas as partes. “Compartilhamos nossas culturas com seus respectivos desafios na esperança da construção de um mundo mais justo e fraterno, como propõe Jesus de Nazaré”, afirmou o Bispo Saulo.

Sábado passado, após os atentados na França, o bispo da Diocese de Huron, Robert Bennett convocou toda a Diocese para um momento de oração pelos mortos e feridos, pelas famílias das vítimas, pelos líderes mundiais, dizendo: “Os recentes ataques terroristas em Paris nos recordam a fragilidade da Paz no mundo”.

O anglicanismo chegou na Amazônia através de imigrantes ingleses que vieram em número significativo para a região a partir de 1808, com a chamada Abertura dos Portos, e aqui estabeleceram uma comunidade que teve profunda influência na sociedade paraense. Em 1912, aporta em Belém o Reverendo inglês Arthur Miles Moss com o propósito de edificar um templo anglicano, que hoje é a nossa Catedral de Santa Maria, na Avenida Serzedelo Corrêa, 514, Batista Campos.

Em 1955, a então Paróquia de Santa Maria, que pertencia ao trabalho de capelania da Igreja da Inglaterra, passou a integrar a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Desde esse período a Igreja Anglicana ampliou suas atividades e em 14 de outubro de 2006 tornou-se uma Diocese, abrangendo cinco estados da região Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima) e tendo sua sede na capital paraense.

[+] Link para artigo no Serviço de Notícias da IEAB

[+] Informações sobre o Primaz do Canadá: www.anglican.ca/primate/