Domingo da Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo no Templo

Hoje a igreja celebra a festa litúrgica da Apresentação do Senhor no Templo, e eu quero te convidar a não somente ouvir esta reflexão, mas orar e contemplar, ainda, o mistério da encarnação.

A festa litúrgica da apresentação do senhor, quarenta dias depois do natal, leva-te a contemplar de novo o mistério da encarnação. Deus que se faz um de nós para ser Deus conosco. Medita por um instante na impensável humildade do Senhor do Universo que vem ao teu encontro na pobreza daquele ou daquela que cruza o teu caminho, e começa assim a tua oração.

- Clique no "Play" para ouvir agora o "Podcast".

Neste dia da Festa da Apresentação de Jesus no Templo vais escutar o salmo 24. É um canto processional que evoca a chegada da arca da aliança a Jerusalém.

"Levantai, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória! “Quem é este rei da glória?” É o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha. Levantai, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória! “Quem é este rei da glória?” É o Senhor dos exércitos! É ele o rei da glória.*"
Salmo 24. 7-10

O Salmista canta o momento em que o Rei Davi traz a Arca da Aliança para Jerusalém. Davi é rei, mas o Rei da Glória que chega a Jerusalém é o próprio Senhor Jesus. “Levantai, ó portas, os vossos frontões..."

Jesus é apresentado no templo pelos seus pais, de acordo com as prescrições da lei. O Deus menino é a verdadeira Arca da Aliança que vem habitar no meio de nós. Já tomaste consciência de que tu és templo de Deus? Jesus quer entrar na tua vida, na tua história! Abre as portas do teu coração e deixa entrar o Rei da Glória.

Diz o salmo: que se abram os portões para que entre o rei da gloria. Ele é forte e poderoso. É o senhor dos exércitos que entra para governar para sempre.

"Levantai, ó portas, os vossos dintéis..."

Cada pessoa que se converte ao Senhor torna-se um templo onde Deus habita. Pede a Jesus a graça de teres os portões do teu coração sempre abertos para o receber.

Pai nosso...!

Reflexão: Daniel Lima - Comunidade Anglicana de Manaus.

...

[+] Acompanhem os eventos, novidades e os destaques da DAA, pelo site e suas redes sociais:

✅ www.dioceseamazonia.org.br
✅ facebook.com/dioceseamazonia