21º Domingo de Pentecostes - 03/11/2019 (Podcast)

21º Domingo de Pentecostes
Reflexão do Evangelho do dia 03/11/2019 - Lucas 19, 1-10.

Domingo de Jesus na casa de Zaqueu. Recebemos, como Zaqueu, a visita do Senhor em nossa casa e apresentamos a Ele nossos compromissos de vida nova. Celebramos a Páscoa de Jesus Cristo que se manifesta em todas as pessoas e comunidades missionárias de nossa Diocese Anglicana da Amazônia que rompem barreiras e estabelecem novas relações.

- Clique no "Play" para ouvir agora o "Podcast".

A história de Zaqueu é exclusiva do Evangelho de Lucas. Sintetiza dramaticamente alguns temas importantes do discipulado, no momento em quem Jesus se aproxima de Jerusalém: a riqueza acumulada por vias injustas, o comer com publicanos e pecadores, a murmuração contra Jesus… Zaqueu como “chefe dos coletores de impostos”, tinha mais oportunidade de roubar, não os romanos, mas os pobres cidadãos. Por isso, Zaqueu é considerado um pecador. Embora seja pessoa de certa importância, sua posição não o impede de subir numa árvore nem de admitir publicamente a sua culpa e professar seu arrependimento. Jesus vai comer na casa de um pecador e desta vez Jesus não espera ser convidado, mas Ele mesmo se convida. Jesus toma a iniciativa, mas a sua palavra não seria eficaz se Zaqueu não estivesse disposto a aceitá-la.

Jesus vê em Zaqueu um filho de Abrão que deveria não ser condenado, mas sim receber ajuda para encontrar o caminho de volta à sua identidade original. Desta forma, a salvação não depende se os atos humanos seguem ou não as normas sociais ou religiosas. A salvação é um dom de Deus que, dado aos humanos, renova-os radicalmente e os faz agir a partir deste núcleo mais profundo que é a própria existência de Deus em nós.

Por fim, a palavra final de Jesus, “hoje a salvação entrou nesta casa”, sintetiza, para Lucas, a missão de Jesus, que é a de visitar seu povo e o libertar, anunciada por Zacarias em seu canto (Lucas 1,68). É também a missão dos discípulos missionários de ontem e de hoje para com aqueles que têm a dignidade humana desfigurada. É um apelo para continuar a defesa inegociável dos direitos humanos e a aposta firme na capacidade dos pobres de transformar suas vidas e a vida das sociedades.

Somos chamados como Igreja de Cristo na Amazônia a denunciar todas as realidades de morte e exclusão, de modo especial nos colocamos em solidariedade com a luta dos povos indígenas que veem seus direitos sendo solapados e suas lideranças criminalizadas. Nossa solidariedade e oração ao Povo Guajajara cujo líder Paulino Guajajara foi assassinado em emboscada na Terra Indígena Arariboia no interior do Maranhão e também clamamos por justiça e garantia dos direitos das lideranças indígenas das ocupações urbanas na cidade de Manaus.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Voz: Iuri Lima