19º Domingo depois de Pentecostes - 20/10/2019 (Podcast)

Palavra de Deus - Gênesis 32.22-31 -Salmo 121
2ª Timóteo 3.14-4.5
Lucas 18.1-8

“Necessidade de orar sempre e nunca desanimar” (v.1b). essa parte final do versículo primeiro do capítulo dezoito do Evangelho de São Lucas é a frase norteadora da mensagem de Jesus para este domingo. A necessidade de orar sempre implica em fomentar em nossa vida cristã a esperança; é da oração que alimentamos tanto a fé quanto a esperança. A parábola da “viúva insistente” contada neste Evangelho é o ponto central da mensagem: insistir, “teimar”, lutar, “bater à porta insistentemente”, ... são alguns adjetivos que nos remetem a nunca perder o senso da oração diária, motivada pela fé, fortalecendo em nós a esperança.

- Clique no "Play" para ouvir agora o "Podcast".

Somos, na caminhada cristã, algumas vezes, tentados a deixar tudo o que ansiamos e acreditamos porque achamos que Deus demora muito para realizar sua justiça. E a realidade do tempo de hoje, de fato, nos desanima quando presenciamos tantas injustiças, direitos sendo retirados, mortes de inocentes, violência de todo tipo, ... o desânimo é evidente diante de tantas dores, sofrimentos e desesperança! Ficamos atônitos quando o caminhar com Jesus parece algo isolado, sem parcerias, sem perseverança na fé de muitas irmãs e irmãos de caminhada. O ser Igreja toda ministerial para e pelo anúncio do Reinado de Jesus se torna uma carga pesada e não um projeto de vida pessoal, espiritual e comunitário.

Todavia, a mensagem de Jesus para nossa meditação deste domingo insiste para não desanimar! Acreditar, orar, aumentar a fé e a esperança. Como podemos alimentar nossa fé? Acredito que fomentamos nossa vida de oração com orações que promovam a liberdade, a justiça e o direito comuns. E os modos de orar insistentemente se faz pela oração pessoal (e não egoísta), pela oração da Palavra de Deus relacionando-a com a fé e a vida (e não fundamentalista), pela oração comunitária e litúrgica (e não espiritualista, moralista e pietista), oração com as diferentes profissões de fé buscando a unidade e a luta por um mundo melhor (e não fechada, sem relacionar o diálogo) e que nossa oração insistente a Deus seja verdadeira, corajosa e recheada de amor.

A parábola da “viúva insistente” nos revela a mensagem da esperança, alimentada pela fé, provocando em nós uma oração correlacionada com a vida cotidiana. Não deixemos de lado a vida de oração, ela nos garante uma esperança viva e que, quando vier a vinda definitiva de Jesus, Ele nos encontre vigilantes e firmes na fé.

Fé e Vida: oração constante, presença de Deus em nossa caminhada! Sejamos “teimosos e teimosas” na vida de oração!

Abraço fraterno,

Voz: Rev. Claudio Corrêa de Miranda