Momento Orante
13º Domingo de Pentecostes - Podcast
Tempo Comum 23 - Próprio 18 - 08/09/2019
Palavra de Deus:
- Deuteronômio 30.15-20
- Salmo 1
- Filemon 1-21
- Lucas 14.25-33
- Clique no "Play" para ouvir agora o "Podcast", ou baixe o arquivo para ouvir depois
Jesus apresenta à multidão que o seguia uma proposta de discipulado altamente radical, à luz do projeto de seu reinado.
Aquelas pessoas que o seguiam não queriam compromisso. Queriam as curas, as bençãos, queriam favorecimentos vindos de Seu poder messiânico. O que Ele apresenta? A cruz: símbolo de “escândalo”, de desafios, de entrega total!
Deixar as nossas vontades, nossas necessidades de lado e assumir um compromisso para a vida toda, requer renúncias, entrega. Para isso é necessário orar, meditar, refletir, estudar, nos preparar... discernir em nossa vida essa entrega para a vida toda.
A palavra renúncia, implicitamente, aparece nas duas comparações que Ele faz: “da construção da torre e do rei que analisa guerrear com outro rei”; essas ilustrações retratam a renúncia como capacidade de compreender que tipo de discipulado desejamos fazer: aquele que quer apenas receber as bençãos de Deus, indiferentes às realidades que nos rodeiam, ou aquele que de fato assume os desafios que nos são apresentados no anúncio do Seu reinado?
A cada um de nós é dada a liberdade para optar por “dois tipos de Jesus” que desejamos seguir: o das curas, das prosperidades, do mercado das bençãos de troca; ou do Jesus da Cruz de cada dia, das responsabilidades com a defesa da vida - capaz de entregar a própria vida por causa Dele...
O “primeiro Jesus” oferece algumas coisas importantes - a cura, é sempre necessária! -, mas o “outro Jesus” é que nos dará a dignidade de ser chamados de discípulos e discípulas!
Abraço fraterno,
Rev. Claudio C. Miranda