Notícias Diocesanas
Cerimônia de Ordenação e Sagração Episcopal da Revda. Cônega Marinez Bassotto
Começamos o mês das mulheres com um convite mais que especial, pois a Igreja Anglicana sagra a primeira bispa da América do Sul - A primeira mulher eleita ao episcopado será ordenada em Belém.
A sagração da Revda. Cônega Marinez Rosa dos S. Bassotto ocorrerá em Belém, no dia 21/04/2018, às 18h, na Catedral Anglicana de Santa Maria, na Av. Serzedelo Correa, 514, Batista Campos, Belém-PA. Sendo que a instalação na Diocese ocorrerá no mesmo local, no dia 22/04/2018, às 09h.
As mulheres têm se destacado no cenário brasileiro em todos os setores. E quando se trata de religião, algo impensável há alguns anos agora se torna real: uma mulher no episcopado. A primeira mulher eleita a ser elevada ao episcopado na América do Sul é brasileira e será a nova bispa da Diocese Anglicana da Amazônia.
A ordenação episcopal de uma mulher em uma igreja de tradição católica significa a quebra de um tabu. Apesar de permitir a ordenação de mulheres há mais de 30 anos, só agora a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, como é chamada a Igreja Anglicana no Brasil, terá uma bispa. Mesmo presente em mais de 139 países, a Igreja Anglicana não permite a ordenação de mulheres em todos eles. Por exemplo, na Grã-Betânia, berço do anglicanismo, a primeira bispa da Igreja da Inglaterra, Libby Lane, só foi sagrada no ano de 2015, pois lá não eram admitidas mulheres no episcopado.
Tal acontecimento é de grande importância porque enaltece a igualdade de gênero numa instituição religiosa milenar.
É relevante também porque é em Belém, na Diocese Anglicana da Amazônia, que a primeira bispa será sagrada e instalada. A Revda. Cônega Marinez Rosa dos S. Bassotto, nascida no Rio Grande do Sul, foi escolhida em Concilio Extraordinário da Diocese Anglicana da Amazônia em 20 de janeiro de 2018.
Como nas igrejas de tradição apostólica, a sagração de um bispo ou bispa se dá com a imposição das mãos de no mínimo três bispos. Desde os tempos de Jesus, a Igreja Anglicana segue a linhagem dos doze apóstolos.
O evento, além de homenagear as nossas mulheres, é uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem essa igreja, ao mesmo tempo católica e evangélica/protestante, onde a igualdade de gênero é vivida em todas as suas instâncias.