Cartilha Sobre Segurança Alimentar

seguranca alimentar siteJá está impressa a cartilha sobre Segurança Alimentar criada a partir de um encontro realizado na cidade de Bujaru em 2013. Esse evento e a produção do texto escrito foi um esforço conjunto do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Tomé Açu e Região), da Diocese Anglicana da Amazônia e da Aliança Anglicana.

Compreendemos que o compromisso com o evangelho inclui necessariamente um enga­jamento com os destituídos pelo sistema e a construção de um mundo onde a "corra a justiça como as águas e a retidão como o ribeiro perene" (Amós 5:24). Desmond Tutu, arcebispo emérito da África do Sul e Nobel da Paz, nos ensina que o Deus da Bíblia toma partido. Não acreditamos num Deus neutro, em cima do muro, indiferente aos problemas humanos. Nosso Deus está sempre do lado dos pobres, dos oprimidos, dos marginalizados. Um exemplo disso, encontramos no livro do Êxodo, quando Deus assume a luta pela libertação de um grupo de escravos no Egito: “ouvi o clamor do meu povo contra seus opressores... Por isso, desci para libertá-lo” (Êxodo 3:7-8).

Por isso, nos envolvemos com todas as lutas que apontam na direção da "vida plena" para todas as pessoas (João 10:10). Por isso, nos colocamos ao lado dos pequenos agricultores que buscam praticar uma nova economia, onde a alimentação seja vista como um direito do ser humano e não uma fonte de lucros.

O tema proposto para essa cartilha é de fundamental importância quando pensamos em um uma sociedade global, sustentável, "baseada no respeito pela natureza, nos direitos hu­manos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz" (Carta da Terra). Penso que todas as Igrejas Cristãs deveriam assumir o compromisso com uma nova ordem mundial que salvaguardasse o direito de todas as pessoas ver atendidas suas necessidades básicas.

Parabenizo as lideranças do SINTRAF de Bujaru pela iniciativa e nossa entidade parceira, Aliança Anglicana, pelo apoio ao evento. Espero que essa carti­lha possa nos ajudar a aprofundar o debate que tivemos no nosso encontro e nos motive a continuar buscando alternativas que tornem presente o reino de Deus entre nós. Pois, nos ensina a tradição cristã: “onde estiver o bem, aí está o reino”.