Nova Conquista

A Missão de levar o evangelho de Cristo a todas as criaturas na maioria das vezes ultrapassa os limites da racionalidade burocrática da vida de uma igreja, muitas vezes o chamado a missão pode nos pregar algumas peças.

Nós da DAA, tivemos uma bela experiência dessa irracionalidade numa comunidade chamada Nova Conquista que poderia ser mais uma ocupação como tantas que ocorrem nas cidades do nosso país. Mas, deste do início a Graça de Deus se fez presente nessa comunidade. Pois, ao ocupar a terra onde se instalou o bairro de Nova Conquista, as pessoas receberam título de terra da prefeitura, que tempos mais tarde resolveu pedir na justiça a reintegração de posse da área, sobre a alegação de que ela seria utilizada para implantar o PAC da moradia do Governo Federal, sendo que o citado projeto ao invés de beneficiar as pessoas já instaladas no terreno, iria beneficiar outro grupo.

É claro que a população da comunidade entrou em desespero mas em que surgiram “Anjos” dispostos a lutar pela comunidade, entre ele o Revdo. Fernando Ponçadilha, que vendo a angústia do povo, começou junto com a comunidade a luta, esta batalha chegou até o Bispo Diocesano Saulo Barros, que encampou a luta também, ido até o local e também ao Tribunal de Justiça do Pará junto com representantes da Nova Conquista.

Com o apoio da DAA e de alguns políticos, as coisas foram se acalmando e assim surgiu um caso de amor entre pessoas da comunidade e a IEAB, aqui na Amazônia.

Este sentimento de gratidão, foi construído por diversos fatores, um deles foi que a Igreja Anglicana , foi a única que se colocou na frente da batalha e se fez Emanuel (Deus Conosco), para que esta comunidade após sofrer com tantos percalços, passasse a viver tempos de esperança. Assim seja Ponto Missionário Emanuel - Deus Conosco.

Alex Barata da Silva (DAA).