fbpx
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • +55 (91) 3241-9720

Natal para o enorme passado que temos pela frente...

1 virgin mary childAtravés das redes sociais me deparei com o quadro “Virgem Maria com a Criança”, pintado por Jennie McNeely. Meu encantamento ocorreu imediatamente, fui tomado por um estado muito próximo do êxtase! Observar as transformações do corpo de Maria grávida me fez recordar das mulheres que geraram minhas filhas e filho... Essa beleza maternal aparece nos seios fartos cheios de leite, no ventre aumentado, no olhar sonolento...

Essa visão de Maria próxima do parto nos coloca em contato direto com a mensagem central do Natal: Deus se tornou gente em Jesus de Nazaré! Nas palavras do apóstolo São João: “O Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (João 1:14).

Tristemente, nós cristãos temos uma grande dificuldade para reconhecer Jesus como um ser humano autêntico. Para muitos, Jesus tinha que ser um pouco menos humano do que nós para ser Deus. Isso não é uma novidade, em uma de suas cartas São João já alertava: “muitos enganadores têm se espalhado pelo mundo, afirmando que Jesus Cristo não veio como um ser humano” (2 João 1:7).

O grande problema dessa forma de pensar é que ela nos apresenta um Jesus torto, incapaz de compreender realmente nossa realidade (Hebreus 4:15). E isso tira de nós uma compreensão mais clara e mais bela de Jesus, nascido em Belém, morador da pequena vila de Nazaré. Uma pessoa como eu e você, um ser humano socialmente situado, um “animal político”.

Gostaria de citar um escrito de Chris Chivers no qual ele relembra o comentário do seu filho ao ouvir o choro de uma criança na igreja: “Este foi o som que fez o filho de Deus quando veio ao mundo” (Letters to Jonny). Outra imagem artística atraente e forte que complementa a primeira. Não podemos deixar de considerá-la.

Com os textos dos evangelhos, com a linda pintura de Jennie McNeely e o escrito de Chris, espero que possamos encontrar esse Jesus plenamente humano, Emanuel – Deus conosco. E que ele nos ajude a manter a esperança neste enorme passado que temos pela frente: Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (João 16:33).

+Saulo Maurício de Barros