Concerto de Natal “CHRISTUS BENEDICTUS”

salomao habibSalomão Habib
Alaúde, Vihuela, Tercino, Viola Caipira, Violão
CATEDRAL DE SANTA MARIA, 09/12/2016 - 20:00 HORAS
IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL - IEAB
DIOCESE ANGLICANA DA AMAZÔNIA - DAA
Serzedelo entre Gentil e Conselheiro, 514

Óh Deus, meu coração está firme!
Despertai Lira e Cítara!
Quero acordar a aurora!

SL 108 (107) 1-4

A música sempre será uma ferramenta de conexão do espírito humano com Deus. Sejam quais forem as religiões, é a música que nos conecta, nos representa, expressa e identifica. Política, religião, países, idiomas e muitas outras coisas nos dividem; a Música nos une!

Celebrar o nascimento de Jesus Cristo é confirmar a continuidade do Amor por ele ensinado. A música nos reuniu em seu amor acalentando os corações enchendo-os de alegria.

O Concerto de Natal “CHRISTUS BENEDICTUS” realizado pelo violonista Salomão Habib, apresenta ao público uma coletânea de peças instrumentais de vários períodos da história da música, através de instrumentos de época tais como SAZ (Alaúde Turco de seis cordas dayado de 1.800 A/C), VIHUELA (Instrumento medieval criado na Espanha no século XVI), VIOLÃO TERCINO (Séc. XVIII), VIOLA CAIPIRA (Versão brasileira da Vihuela), além do conhecido VIOLÃO.

No repertório música renascentista de DOWLAND, E GASPAR SANZ; música barroca de autores como DAVID KELNNER e SCARLATTI; música clássica de FERNANDO SOR, música romântica, Clássicos do repertório cristão além de peças de autoria do próprio violonista, incluindo a estréia de 3 peças da série “TOADAS RIBEIRINHAS”

O Concerto conta com a participação dos violonistas DANILO GUILHOM e JADER FERNANDES. Participará ainda o clarinetista MARCOS PUFF executando peças emblemáticas do repertório natalino.

O evento é uma iniciativa particular da Violões da Amazônia, empresa dirigida pelo violonista, não conta com nenhum patrocínio e tem entrada franca. A Entrada é franca. Serão aceitas doações de fraldas geriátricas para o Asilo.

O concerto conta com o apoio da Igreja Episcopal Anglicana a qual cedeu a sua Catedral para a realização do espetáculo. O endereço é Rua Serzedelo Correa, 514, entre Gentil e Conselheiro.

RELEASE - SALOMÃO HABIB

981776590 Cel/Zap
www.violaohabib.blogspot.com

Salomão Habib, Paraense, 31 discos gravados (30 no Brasil e 01 na Alemanha), 02 DVDs e 04 livros publicados. (“O Poeta do Violão” Ed.). Violões da Amazônia 2013, “Coletânea de Peças de Tó Teixeira para Violão/ Comentadas” Ed. Violões da Amazônia, 2013, “Acp – História Viva” – Ed. Violões da Amazônia, 2016 e “Cantar-o-Lar, Ed. Alves – 2016”.

Atua como violonista, compositor, produtor cultural, Regente de Corais e Arte-Educador.

Violonista clássico, compositor, arranjador, arte-educador, pesquisador e produtor musical, Salomão já conquistou o reconhecimento de seu trabalho em todas as esferas em que atua.

Foi professor fundador de prática instrumental da Universidade Estadual do Pará, bacharelado em Educação Artística, através do Conservatório Carlos Gomes de Belém do Pará. Como intérprete, já se apresentou em vários países da Europa e América do Sul tais como PORTUGAL, BÉLGICA, VENEZUELA, SUÍÇA, ITÁLIA, ARGENTINA, CUBA, PARAGUAI, GUIANA FRANCESA, com destaque para a ALEMANHA onde já retornou seis vezes e tocou em mais de 18 cidades.

Foi solista do Conjunto de Música Folclórica do Japão. Possui 31 discos gravados sendo 01 pelo selo Buch Julius em Sttutgart na Alemanha.
Seu trabalho de pesquisa antropológica com a música indígena já lhe rendeu vários elogios e o coloca definitivamente com um dos pilares da defesa da Amazônia e de seu povo, sendo inclusive premiado com uma Bolsa de Incentivo à Criação Artística concedida pela Funarte (Fundação Nacional da Arte), para compor “12 Rituais Sinfônicos para orquestra de violões”, baseados em temas e rituais indígenas.

Como compositor já teve seu trabalho gravado e veiculado por inúmeros intérpretes, tendo inclusive obras utilizadas em importantes programas de TV sobre a Amazônia.

É Diretor do Teatro Experimental Waldemar Henrique, em Belém do Pará.

É compositor premiado de canções infantis, com mais de 160 títulos e concertista de peças clássicas solo para violão, além de destacar-se também como vihuelista e alaudista. É autor do Projeto “Canatr-o-Lar – Crianças que Cantam”! Projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém e UNICEF, atuando em oito Distritos de Belém formando coral e gravendo CD e DVD com crianças com deficiência (Autismo, Deficiência visual, auditiva e Paralisia Cerebral). O livro de sua autoria, “Cantar-o-Lar” foi executado em diversas cidades da Guiana Francesa e foi adotado pela Universidade de Caiena e atualmente está sendo traduzido para o Francês para utilização em universidades daquele país.

Salomão Habib recentemente realizou uma das maiores turnês solo já realizadas no Brasil: a turnê “Sonora Brasil 2009”, promovida pelo SESC Nacional, com um total de 83 concertos por todo o Brasil em todos os Estados. É autor dos livros “Tó Teixeira – O POETA DO VIOLÃO” e “Coletânea de Peças para violão solo de Tó Teixeira” pela editora “Violões da Amazônia” 2013. Recentemente gravou em DVD documentário sobre a vida e obra de Tó Teixeira com patrocínio do SESC Nacional – RJ.