fbpx
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • +55 (91) 3241-9720

POSADAS DE NATAL: UMA MENSAGEM INCONVENIENTE

capa posadas siteEm sintonia com as instâncias da Comunhão Anglicana, nossa Diocese está convocando todas as pessoas de boa vontade para realizar uma reflexão séria e urgente sobre ecologia. Por isso, o tema escolhido para este ano é "Missão do Deus Criador" e o lema: "Pois sabemos que a Criação inteira geme e sofre até agora com dores de parto" (Romanos 8:22).

Ora, pensar a ação de Deus na história envolvendo toda a Criação já não é mais uma novidade. A compreensão missiológica anglicana faz muito templo que incluiu como uma de suas marcas fundamentais: "Lutar para salvaguardar a integridade da Criação, sustentar e renovar a vida da terra". Também as sociedades ocidentais, com raríssimas exceções, tem destacado a importância da justiça ambiental para nossa sobrevivência no planeta.

Quando falamos sobre o tema precisamos levar em consideração imediatamente o papel das corporações e dos governos, afinal estão na linha de frente. Não é por acaso que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump tenha como parte do seu programa retirar o seu país dos acordos que protegem o meio ambiente assinados pelo seu antecessor. Sem dúvida temos um compromisso de lutar contra situações como essa. Não podemos esquecer que existe uma exigência ética para que façamos a nossa parte... E isso não significa apenas participarmos de manifestações e assinarmos documentos, mas vivermos a experiência da defesa da Criação no nosso dia-a-dia.

Aqui chegamos em uma área nebulosa. Como podemos atestar facilmente, todo discurso e toda ação sócio-política cai por terra quando observamos a nossa prática cotidiana. Pequenos gestos fazem uma enorme diferença (Jesus nos lembra de que coisas miúdas são importantes - Lc 16:10). Continuamos a utilizar sacolas plásticas? Deixamos a torneira da pia aberta enquanto lavamos os pratos? Queimamos material orgânico no quintal de nossas casas? Utilizamos embalagens não retornáveis? Bebemos água em copos descartáveis? Com certeza a resposta a essas perguntas foi positiva para a maioria das pessoas.

Precisamos mudar isso, o apóstolo São Paulo nos ensina que devemos ser exemplos (1 Tm 4:12). Não podemos exigir dos outros aquilo que nós mesmos não fazemos. Então, isso me leva a refletir que precisamos mudar nossa compreensão e nossa atitude diante do mundo. Creio que nesta perspectiva Gandhi traz uma importante lição, conta-se que "uma mãe muito preocupada com seu filho, que comia muitos doces, pediu a ele que o aconselhasse a largar seu vício. Ele respondeu: 'volte aqui em duas semanas'. Passado este tempo, quando se encontrou com o menino, Gandhi disse: 'Você deve parar de comer doces, isso fará muito mal a sua saúde'. Então a mãe do menino perguntou: 'Porque o senhor nos pediu para esperar este tempo para aconselhar meu filho?' Ele respondeu: 'Porque há duas semanas eu mesmo ainda comia açúcar'".

Então, que nossas “posadas” neste tempo de Advento nos ajudem a revisarmos nossas vidas e a pensarmos realmente que mundo queremos deixar para nossos descendentes. Possamos assumir o cuidado de nossa casa comum inspirados por São Francisco que próximo do fim de sua existência terrena, escreveu um lindo cântico de exaltação a Deus que diz: "Louvado sejas, meu Senhor, Com todas as tuas criaturas"...

 

Acompanhe a agenda de encontros de sua comunidade. Sua participação será fundamental.

 

[+] Link para baixar: ADVENTO E POUSADA 2016

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar