Visita da embaixadora de Barbados – Yvette Goddard

“Barbadianos no Pará: história e memória” foi o tema do encontro que contou com a presença da embaixadora de Barbados no Brasil, Yvette Goddard, e sua primeira secretária, Resa Andrea Layne. O evento foi organizado por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membros da Catedral Anglicana de Santa Maria, da Diocese Anglicana da Amazônia, da qual fazem parte famílias de descendentes de barbadianos que imigraram para o Pará, no começo do século XX.

O evento ocorreu durante três dias em locais diferentes. Na sexta, 30de janeiro de 2015, a programação foi realizada na Catedral Anglicana de Santa Maria, localizada na Avenida Serzedelo Corrêa, 514, Batista Campos (em frente ao Cemitério da Soledade). No dia 31 de janeiro, sábado, aconteceu uma mesa redonda no auditório da Faculdade de Filosofia – Altos do IFCH, Campus Básico da UFPA. No domingo, 1º de fevereiro, houve uma celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese Anglicana da Amazônia, na Catedral de Santa Maria, seguida de almoço.

A história dessa imigração de negros do Caribe para o Pará, quando a cidade de Belém experimentou importantes transformações urbanísticas possibilitadas pela economia da borracha, coincide com uma das fases de atuação de missionários ingleses e norte-americanos que promoveram o anglicanismo na Região Amazônica.

O tema foi objeto de discussão na sessão que apresentou os resultados de estudos e pesquisas realizados pela professora doutora Maria Roseane Corrêa Pinto Lima – coordenadora do projeto de pesquisa que viabilizou um Acordo de Cooperação internacional entre a Universidade Federal do Pará e a University of the West Indies, que resultou em uma tese de doutorado defendida em 2013 – e por Dom Saulo Maurício de Barros, bispo da Diocese Anglicana da Amazônia, que realizou Pós-Graduação em Ciências da Religião, focalizando a atuação missionária anglicana na região e destacou a presença dos barbadianos, com a dissertação “Religião e Identidade Cultural: A Capelania Anglicana como Elemento de Preservação Identitária dos Imigrantes de Língua Inglesa em Belém do Pará, 1912-1945”.
O evento foi uma oportunidade para refletirmos sobre as antigas e ainda presentes ligações entre Barbados e Brasil e as trocas múltiplas e enriquecedoras entre as culturas dos dois países e juntarmos esforços com vistas à cooperação internacional em mão dupla. Igualmente, a visita das representantes da Embaixada de Barbados a Belém foi para nós uma honra, inclusive por direcionar-se para uma aproximação com as famílias de descendentes de barbadianos de longa data, estabelecidas na cidade.

Veja as fotos do encontro clicando aqui (Galeria de Fotos)

Veja também a matéria no website do governo de Barbados: http://gisbarbados.gov.bb/index.php?categoryid=9&p2_articleid=13629