ASTE realiza simpósio sobre Educação Teológica e Novas Mídias.

Breve relatório sobre congresso da ASTE 2015

A Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE) realizou, entre os dias 14 e 17 de Dezembro de 2015, o Simpósio “Educação Teológica e Novas Mídias”, na cidade de São Paulo, com a presença de 53 pessoas representando as diversas instituições de formação teológica das Igrejas membros, com apoio da Faculdade de Teologia de São Paulo – Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI – Brasil).

O simpósio foi organizado com três palestras ministradas pelos professores Eduardo Chaves, Guilherme Amorim A. Gimenez e Clóvis Jair Prunzel e dois painéis sobre os temas “Perfil Atual dos estudantes de Teologia” e “EaD: experiências e avaliações”. Também foi incluída uma visita a Faculdade de Teologia de São Paulo (IPI – Brasil).

Durante o simpósio também aconteceu a Assembleia Geral da entidade sob a presidência do Professor Paulo Roberto Garcia (Faculdade de Teologia da UMESP), assessorado pelo Diretor Executivo, Fernando Bortolleto Filho.

Quatro anglicanos participaram do simpósio apoiados pela JUNET/CEA e pela própria ASTE: Dom Saulo Barros, Revda. Magda Pereira, Revdo. Robert Costa Silva e a Profa. Carmen Gomes. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil tem uma relação histórica com a ASTE, na sua atuação em congregar as casas de formação do protestantismo brasileiro. Basta lembrar que um dos nossos maiores teólogos, o Revdo. Jaci Maraschin, foi fundador e diretor executivo da entidade durante mais de 20 anos.

Para nós, anglicanos, foi uma oportunidade para conhecer o trabalho de formação à distância que vem ocorrendo em alguns dos mais conceituados seminários protestantes brasileiros e também conhecer novas tecnologias que vem sendo utilizadas na prática do ensino da teologia. Isso nos fez refletir que estamos no caminho certo na implantação da atual política teológica da nossa própria denominação. Todavia, não podemos permanecer distantes das experiências já consagradas de outras instituições de ensino teológico.

Também foi um momento para revermos nossa pertença a ASTE, pois atualmente não temos nenhuma instituição anglicana participando ativamente da entidade. Após um diálogo com o presidente e o diretor executivo, os representantes anglicanos saíram com a convicção de que precisamos retomar nosso papel como membro da ASTE. Essa proposta será encaminhada as instâncias responsáveis da IEAB.

[+] Confira as fotos Simpósio

+Saulo Barros