Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Aceitando a Diversidade

No dia 21 de abril de 2015, aconteceu a quinta celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na Catedral Anglicana de Santa Maria. Este ano a Semana de Oração tomou como base o Evangelho de São João, capítulo 4, versículo 7: “Dá-nos um Pouco de tua água”. A partir do encontro de Jesus com a mulher samaritana o objetivo é incentivar a diversidade inerente ao ser humano, respeitando as diferenças étnicas, religiosas, culturais e de gênero.

Os jovens da Catedral representaram o encontro de Jesus com a mulher na proximidade do poço, ressaltando o fato que o profeta de Nazaré foi interpretado por uma adolescente. Depois leigos e clérigos das Igrejas representadas falaram sobre a necessidade de estarmos abertos para as diferenças que nos enriquecem como cristãos e seres humanos.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é organizada no Pará pelo CAIC (Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs), coordenado atualmente pelo presbiteriano Revdo. Cláudio Lísias Gonçalves Reis Silva. A entidade é composta pelas seguintes entidades: Igreja Católica Apostólica Romana, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Belém, Diocese Anglicana da Amazônia, 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Belém, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil, Movimento dos Focolares, Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião e Conferência dos Religiosos do Brasil.

Como se manifestou o Revdo. Marcos Barros, representante da Igreja Anglicana no CAIC: “A SOUC tem sido uma experiência muito bonita, significativa, e concreta de derrubada das barreiras e pecados que causaram e causam a separação, mostrando em gestos concretos que o Espírito nos une, que só a um Deus e Senhor. E que nosso testemunho confirme que essa é a nossa fé”.

[+] Confira as fotos do evento.