Momento Orante - Agosto 2015

Percebemos hoje em dia uma busca a simplicidade da oração, as pessoas já não estão mais satisfeitas com orações burocratizadas e intelectualizadas. Elas anseiam por uma intimidade maior com Deus. Nesse sentido os cristãos orientais tem muito para ensinar.

Neste primeiro momento no nosso “mosteiro virtual”, vamos praticar a “invocação do nome de Jesus”. Teríamos muito para falar dessa prática de oração, mas nosso propósito aqui não é apresentar um discurso lógico sobre o tema, mas experimentá-lo em nossas vidas. Por isso, mãos à obra.

Nossa sugestão é que procure um lugar tranquilo e busque uma posição confortável. Lembre-se das palavras do salmista: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmo 46:10). Pode se utilizar uma posição típica de relaxamento, como sugerida abaixo.

posicao relax

Procure se despojar das suas preocupações e aos poucos vá se concentrando no ritmo da sua respiração. Comece mentalmente a pronunciar de forma devota o nome: “Jesus”. Essa é a nossa oração. Tente associar a pronuncia do nome com sua respiração: Je-sus, Je-sus... Caso alguma distração o afaste da oração, não se deixe deter, retome sua caminhada e descanse no Senhor.

Como nos ensina um monge oriental: “Continue esta invocação pelo tempo que desejar ou puder. A oração é naturalmente interrompida pelo cansaço. Não insista, mas retome-a a qualquer momento, onde quer que esteja, ao sentir-se inclinado a isso1.

__________________________

A Invocação do Nome de Jesus (um monge da igreja Oriental). São Paulo: Edições Paulinas, 1984. Pg. 34.

Vamos interagir? Deixe seu comentário a respeito deste momento orante, que retornaremos em breve.